O que é considerado invasão da propriedade privada em condomínios?
30 de setembro de 2020
Quem paga as dívidas do condomínio em leilões de apartamento?
14 de outubro de 2020

Quais os principais itens de acessibilidade nos condomínios?

A acessibilidade nos condomínios não é mais algo restrito a pessoas que tenham condições de investir em uma estrutura personalizada.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, há mais de 12 milhões de pessoas com deficiência. Só na cidade de São Paulo, são mais de 3 milhões.

Tamanho contingente, aliado à infraestrutura quase inexistente para atender às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida por anos, incentivou a elaboração de projetos de lei que visam a garantir a acessibilidade dos deficientes em prédios públicos e particulares, assim como em comércios.

Exemplo de legislação para acessibilidade nos condomínios é a Lei de acessibilidade em prédios residenciais. Com a promulgação dessa lei, passa ser obrigatório a todos os empreendimentos residenciais incorporarem recursos de acessibilidade em áreas de uso comum.

Outra lei que atua na garantia de acessibilidade a pessoas com deficiência é a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (LBI).

Ela garante que pessoas com limitações motoras, auditivas e visuais possam requisitar adaptações em imóveis adquiridos na planta sem cobranças adicionais.

Portanto, acessibilidade nos condomínios já não se trata mais de algo opcional ou restrito a um público muito seleto.

É um direito assegurado em lei e se você ainda não se adequou a essa nova realidade ou não tem certeza se atende aos requisitos, preparamos uma lista com os principais itens de acessibilidade nos condomínios.

Acessibilidade nos condomínios  os principais itens

Vamos dividir os itens por sessão. Confira!

Acessos e circulação

Sem dúvida, quando se trata de acesso e circulação, o principal item é o piso. Ele deve ter superfície regular, firme e antiderrapante (independente se seco ou molhado).

É importante também que não provoque trepidação em qualquer aparelho com rodas. Outra medida é evitar o uso de estampas que possam causar impressão de tridimensionalidade. Retire todo e qualquer desnível em rotas de acesso.

Garagem

Na garagem, a acessibilidade nos condomínios deve se refletir já na sinalização, pois precisa exibir o símbolo internacional de acessibilidade.

O espaço de circulação nas vagas obrigatórias para deficientes deve ter, no mínimo, 1,20 m de largura.

É preciso também ter espaço adicional para circulação de cadeiras de rodas, se a vaga estiver distante da faixa de pedestre, e que esteja anexada a rampas de acesso à calçada.

Outro item é a sinalização vertical tanto para vagas fora da via pública, como para vagas em via pública.

A localização das vagas tem que evitar a circulação entre veículos e ser ligada a rotas de acesso aos principais polos de atração.

Portas e segurança

A largura das portas tem que ser suficiente para passar uma cadeira de rodas que, em média, mede 90 cm.

Sem dúvida, outro cuidado é com a maçaneta, que deve ficar em altura entre 80 cm e 1,20 m para que o cadeirante tenha condições de abrir a porta sentado. O tipo alavanca é o mais fácil de usar.

Elevadores acessíveis

Seguindo com a lista de itens para acessibilidade nos condomínios, o elevador certamente é um dos principais itens, pois é um dos mais usados.

A mesma preocupação que existe com as maçanetas da porta também precisa ser empregada nos botões dos elevadores, ou seja, altura entre 80 cm e 1,20 m. O mesmo certamente vale para interfones, inclusive. Além do mais, tem que ter comunicação em braile.

Garanta uma área de 1,50 m de largura, no mínimo, para aproximação de uma cadeira de rodas.

Banheiros

Banheiros devem ter barras de ferro ao lado dos vasos sanitários. Atente-se sempre para a questão da largura para comportar bem uma cadeira de rodas e também invista em assentos adaptados para cadeirantes.

Precisando de apoio administrativo em seu condomínio?

Questões importantes para resolver, muita demanda e pouco tempo? Você precisa de apoio administrativo? Sem dúvida, a ASC Service pode ajudar. Somos um grupo de empresas que atuam no segmento de serviços prediais.

Fornecemos serviços em contabilidade e prestação de contas, apoio administrativo, Departamento Pessoal e também trabalhamos com ferramentas tecnológicas que facilitam a rotina tanto dos administradores como dos condôminos.

A ASC Service é a empresa que mais inova em tecnologias para facilitar a sua vida, inclusive quando o assunto é acessibilidade nos condomínios. Entre em contato e solicite uma proposta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *