Como combater fraudes no condomínio com 5 dicas de ouro
22 de fevereiro de 2019
Como contratar empresas de elevadores para seu condomínio?
27 de fevereiro de 2019

A profissionalização de síndicos no mercado condominial

A profissionalização de síndicos tem se tornado mais comum a cada dia. E não é para menos. Assim como muitos condomínios têm crescido, a administração deles tem se tornado cada vez mais complexa.

E isso não acontece apenas com aqueles de grande porte. Mesmo os condôminos de complexos menores se tornaram mais exigentes, precisando de uma melhor preparação do síndico.

Um profissional dedicado exclusivamente a lidar com o dia a dia condominial pode ser exatamente a solução que os moradores procuram. Afinal, além da expertise necessária, esta pessoa estará focada apenas nesta função.

Ao contrário de grande parte dos síndicos comuns que precisam conciliar a função com outras profissões, o síndico profissional estará sempre disponível para resolver os problemas do condomínio.

Neste texto você entenderá um pouco mais sobre a profissionalização de síndicos e como ela pode trazer diversos benefícios para um condomínio.

As vantagens da profissionalização de síndicos

Embora seja de conhecimento comum que os síndicos-moradores devem manter a imparcialidade dentro da sua gestão, nem sempre isso acontece. Este é um dos motivos pelo qual muita gente aponta a contratação de um síndico profissional como um ponto positivo.

A profissionalização de síndicos geralmente é atrelada ao fato de o profissional não precisar residir no condomínio em questão. Ainda assim, todas as responsabilidades da função pertencem a ele. Ou seja, é o síndico profissional quem tem que lidar com as questões jurídicas do condomínio, se certificar de que as áreas comuns têm boa manutenção e lidar com as mediações de conflito.

Além de ter uma pessoa especialista em todas essas questões, ter um profissional de fora para a mediação de conflitos pode ser exatamente aquilo que um condomínio necessita. Afinal, não há interesses pessoais diretamente em jogo.

Este tipo de vínculo profissional já é garantido por lei há muitos anos. No entanto, é importante ter cuidado na hora de escolher a empresa que representará o seu síndico profissional. Afinal, é imprescindível que a pessoa responsável pelo seu condomínio seja realmente de confiança, assim como ela tem de saber como lidar com todas as questões apresentadas pelos moradores.

Independente se o seu condomínio é residencial ou comercial, assim como funciona com os síndicos comuns, a gestão do síndico profissional deve durar dois anos. Após esse período, uma nova assembleia deve decidir por um novo síndico ou permanecer com o mesmo.

Empresas sérias respeitarão este tipo de exigência por contrato. Portanto, você terá tempo hábil resguardado por lei para avaliar e, se desejar, substituir o profissional escolhido.

Considerações finais

Com isto, conclui-se que não há nada tão vantajoso para o seu condomínio quanto a profissionalização de síndicos. Afinal, um profissional devidamente treinado para lidar com os diversos imprevistos do dia a dia só pode trazer vantagens.

Por isso, se você houver interesse em ampliar o seu conhecimento sobre a profissionalização de síndicos e como isto pode ajudar a melhorar o seu condomínio, não perca tempo.

Entre em contato com a ASC Service e saiba mais a respeito de como esta empresa com mais de duas décadas de experiência no mercado condominial pode ajudar a encontrar as melhores soluções para você.

1 Comentário

  1. […] nos deparar com tantas síndicas de condomínio, a verdade é que hoje já vivemos essa realidade. Sejam elas profissionais de carreira ou somente mulheres dedicadas que se desdobram para cumprirem suas tarefas diárias e ainda dar […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *