Como funciona a lei do silêncio no condomínio?
15 de outubro de 2018
O seguro do condomínio obrigatório cobre o que?
20 de outubro de 2018

A inadimplência no condomínio irregular tem solução?

A inadimplência no condomínio é um problema que afeta a gestão de diversas redes residenciais. Existem dificuldades para se identificar a forma correta de se fazer as cobranças, além de também não haver uma única maneira de lidar com a situação.

Por isso, a administração do espaço necessita de referências extremamente profissionais, capazes de resolver o problema de forma prática e eficiente. O contato direto com o condômino poderá resultar em uma série de soluções alternativas.

Este problema se reflete no crescimento de uma verdadeira “bola de neve”. Tendo que arcar com os gastos dos inadimplentes, o condomínio fica, muitas vezes, sem posse de reservas. A vida financeira pode se tornar muito mais inconstante.

É por isso que o tema merece total atenção, gerando formas de se tentar resolver a situação de forma amigável, rápida e sem transtornos para nenhuma das partes. A inadimplência no condomínio pode ser negociada e contornada de uma forma positiva

Maneiras de resolver a inadimplência no condomínio

O primeiro passo é contar com uma excelente organização financeira. O síndico deve se concentrar em manter todas as receitas e dividendos de maneira organizada, verificando quais são as principais necessidades do espaço. Também é importante ter certeza em relação a quem não está efetuando os pagamentos.

Alguns recursos também podem ajudar no controle financeiro. Caso a inadimplência no condomínio seja um problema recorrente com as mesmas pessoas, a aplicação de multas pode ser extremamente eficiente. O aumento dos juros de acordo com o período em que a dívida se acumula pode fazer com que a situação não vá tão longe.

Também há uma série de benefícios que podem ser implantados. Um desconto de 5 ou 10% para quem efetuar o pagamento de forma antecipada pode motivar os moradores a evitar atrasos por motivos irrelevantes. Outros benefícios também podem ser avaliados.

Usando a lei

Mesmo assim, é possível se deparar com casos em que a inadimplência no condomínio continua crescendo mesmo com a implantação destas medidas. A melhor alternativa é buscar vias legais para assegurar o direito do local. O protesto em cartório é uma das vias mais procuradas após diversas tentativas de diálogo.

É uma forma pública, direta e legal de manifestar a situação. O devedor não está cumprindo com as obrigações e, neste caso, a lei assegura com que os seus direitos sejam preservados. Depois desta ação, provavelmente a abertura para um processo de negociação deve crescer.

Outros meios, como a ação judicial e a penhora, também podem ser procurados em situações extremas. Estas medidas são extremamente radicais na exigência de uma resposta do devedor, tornando obrigatória a quitação dos débitos.

Experiência e comprometimento

Para avaliar todas as situações e manter todo o controle da situação financeira, é muito importante contar com um apoio especializado. As empresas oferecem agentes de apoio experientes, que podem indicar o melhor caminho na hora de lidar com este problema.

Conheça o trabalho da ASC Service e saiba o que fazer para acabar com a inadimplência no condomínio. Nossos serviços são extremamente práticos e eficientes, apontando sempre o melhor caminho para administração do espaço.

1 Comentário

  1. […] mais sobre a ASC Service e o que nós podemos fazer para acabar com a inadimplência em seu condomínio e tornar os processos mais rápidos e eficientes, direcionando sempre para a melhor maneira de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *