Conheça as mais comuns fraudes em condomínios e uma dica de ouro para evitá-las
17 de junho de 2019
Auditoria em condomínios: como funciona e qual sua importância?
18 de junho de 2019

A importância de um bom demonstrativo financeiro para o condomínio

Lidar com a administração de um condomínio nem sempre é tarefa fácil, principalmente quando tratamos das questões financeiras. Ter tudo muito bem organizado e em dia é fundamental para não se perder e cometer erros que podem prejudicar não apenas a administração do espaço, mas também a vida dos moradores. Por isso, fazer um demonstrativo financeiro para o condomínio é essencial para visualizar todas as movimentações bancárias, quais são as contas que devem ser pagas e, principalmente, em que áreas a verba do condomínio pode ser investida para trazer melhorias para os moradores.

O que é e qual a importância de um demonstrativo financeiro para o condomínio?

Antes de começarmos, é importante esclarecer o que é esse demonstrativo financeiro e qual a sua importância para o condomínio.

O demonstrativo financeiro é um relatório que contém todas as informações sobre movimentações contábeis dentro de determinado período. Nele é possível colocar todas as entradas e saídas de verbas, indicar a utilização, seja para pagamento de impostos, salários ou investimento na estrutura do prédio e até mesmo para visualizar os pagamentos de aluguéis.

A importância de um demonstrativo financeiro para o condomínio é gigantesca, já que é possível ter um controle maior do que entra e do que sai. Isso facilita a administração e a gestão de gastos, já que tudo está documentado e organizado, além de também evitar possíveis desvios de dinheiro.

É esse tipo de relatório que deverá ser apresentado para o contador e para a equipe de conselho fiscal, por isso, quanto mais organizado e mais completo estiver o demonstrativo financeiro, melhor.

Como fazer esse demonstrativo?

Pode parecer muito complicado manter um relatório de demonstrativo financeiro, porém, o mais importante para começar é ter todas as informações em mãos e organizadas.

Esse demonstrativo pode ser feito mensalmente ou abranger o período que achar necessário, seja trimestralmente ou semestralmente, por exemplo. Independentemente, é fundamental manter todas as informações financeiras guardadas e registradas em relatórios mensais.

É possível fazer o demonstrativo financeiro para condomínio seguindo duas etapas:

  • O que deve conter;
  • Melhores ferramentas.

O que deve conter

Primeiro, separe todas as informações financeiras referentes ao período que deseja abranger, como contas que foram pagas ou estão em atrasos, folha de pagamento de todos os funcionários e gastos referente a possíveis manutenções. Junte também todas as receitas do condomínio, ou seja, tudo o que foi recebido, como é o caso dos aluguéis. Caso haja algum em atraso, também anote.

Melhores ferramentas

Com tudo isso em mãos, utilize a ferramenta certa para registrar essas informações e montar o seu demonstrativo financeiro. Sem dúvidas a melhor maneira de fazer isso é utilizando uma planilha, como a do Excel. Na internet, é possível encontrar diversos templates prontos para serem preenchidos e com fórmulas prontas que vão facilitar muito esse tarefa.

Considerações finais

Como foi possível perceber, a grande importância do demonstrativo financeiro para o condomínio é deixar todas as informações contábeis em dia e organizadas, além de aumentar a segurança.

Isso permite que decisões que envolvam verbas possam ser tomadas mais facilmente, tendo como base esse relatório. Então, se no seu condomínio ainda não são feitos esses demonstrativos, comece a organizar essas informações agora mesmo e poupe tempo. Conte com a ajuda da ASC Service!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *