Empresa de terceirização saudável: como avaliar se a empresa que você contratou está neste nível?
4 de fevereiro de 2019
A importância da manutenção preventiva nos equipamentos do condomínio
4 de fevereiro de 2019

A importância de o síndico de condomínio contratar empresas de manutenção com ART junto ao CREA

Você sabe qual a real importância de o síndico do condomínio contratar empresas de manutenção com ART? Você sabe o que significa este termo? Se sua resposta for não, você precisa conhecer as obrigatoriedades e os benefícios envolvidos diretamente com este tipo de documento.

Assim, poderá tomar decisões mais plausíveis para o seu condomínio, garantindo a segurança e a organização que os seus condôminos merecem. Acompanhe a seguir pra ter mais informações.

O que é ART?

Em linhas gerais, a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica nada mais é do que um documento que deve ser apresentado por diversos profissionais, como de engenharia, arquitetura e geologia, em qualquer contrato verbal ou escrito, de obra ou serviço em respectivas áreas, como determina a Lei Federal de número 6.496/77.

Ou seja, os condomínios precisam exigir a apresentação deste documento, uma vez que o mesmo classifica-se como mais uma precaução. O documento determina quem será o responsável pelo serviço especificado na contratação.

Importância de contratar empresas de manutenção com ART

Contratar empresas de manutenção com ART é essencial para garantir a tranquilidade e a segurança no seu condomínio. Conheça, a seguir, quatro razões que tornam este documento essencial para uma contratação eficiente.

1. Segurança de quem responderá tecnicamente pelos serviços e equipamentos

Quando uma empresa sem o documento ART é contratada, as definições de serviços ficam vagas. Ou seja, não há uma responsabilização total da empresa em questão. Assim, se qualquer impasse ocorrer, durante uma manutenção ou posteriormente, quem responderá legalmente pelo “incidente” será o síndico.

Dessa maneira, é crucial exigir este documento, uma vez que ele especificará as responsabilidades técnicas da empresa contratada, fornecendo, dessa forma, mais uma precaução de serviço eficiente e seguro.

2. Mais segurança para os moradores

Dada esta responsabilidade para a empresa, automaticamente nos depararemos com um fato: a preocupação da empresa com a qualidade do seu serviço. Afinal, que empresa irá querer lidar com consequências que as desqualificam no mercado?

Portanto, assinar contrato com empresas de manutenção com ART é uma garantia a mais de qualidade e segurança para todos os moradores. Os serviços serão qualificados e feitos a partir de uma instituição que de fato apresenta as habilidades necessárias, assim, a execução será mais efetiva e os resultados mais pertinentes.

3. A clareza na contratação

Outro benefício gerado pelo documento ART é com relação à clareza que você terá da empresa contratada. Neste documento ficará registrado todas as responsabilidades da instituição em questão, garantindo que a mesma cumprirá com o serviço proposto.

Caso contrário, você poderá lidar com impasses como entregas atrasadas, serviços negligenciados ou até mesmo prestações que não são efetivadas. Afinal, como requerer o serviço X se não há nada que comprove a responsabilidade da empresa de manutenção para com este fator?

4. Requerimento de indenizações

Por fim, a partir da ART você poderá dar entrada a requerimentos de indenizações, caso algum fator saia do planejamento. Seja por qualquer tipo de acidente, atraso ou falta de entrega. Assim, você tem mais uma segurança de que o serviço prestado será de qualidade e verdadeiramente eficiente.

Portanto, contratar uma empresa terceirizada séria, de qualidade e que visa soluções eficientes está diretamente atrelado a empresas com o documento ART.

Se está em dúvida sobre qual empresa escolher, não deixe de conhecer as soluções da ASC Service. Garanta benefícios para você e todos os seus condôminos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *